Vídeo Complementar:
Anotações:
- Polissemia: é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.
- Sinonímia: palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos.
- Antonímia: palavras de sentidos contrários entre si.
- Ambiguidade: duplicidade de sentidos que pode haver em um enunciado ou em um texto, verbal ou não verbal.
- Hiponímia e hiperonímia: palavras pertencentes a um mesmo campo semântico, sendo hiponímia uma palavra de sentido mais específico (exemplo: labrador) e a hiperonímia uma palavra de sentido mais genérico (ex: cão).
- Homonímia: palavras que se pronunciam da mesma forma, mas têm diferentes sentidos. Exemplo: são (santo), são (sadio) e são (verbo ser).
- Paronímia: palavras que apresentam certa semelhança de grafia e pronúncia, mas que têm significados diferentes. Exemplo: ratificar e retificar.
- Denotação: sentido literal, original da palavra.
- Conotação: sentidos derivados da palavra.
Questões:
1 – (UCSAL) TEXTO
Quando saí de casa, o velho José Paulino me disse:
Não vá perder o seu tempo. Estude, que não se arrepende.
Eu não sabia nada. Levava para ocolégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma maisvelha do que o meu corpo. Aquele Sérgio, de Raul Pompéia, entrava nointernato de cabelos grandes e com uma alma de anjo cheirando avirgindade. Eu não: era sabendo de tudo, era adiantado nos anos, que iaatravessar as portas do meu colégio.
Menino perdido, menino de engenho.
José Lins do Rego – Menino de Engenho, Ed. Moderna Ltda., São Paulo, 1983.
No texto, o verbo cheirar tem significado de:
a) agradar.
b) parecer.
c) enfeitiçar.
d) indagar.
e) bisbilhotar.
2 – (UFPE) Observe:
1) A mochila ideal: o modelo que seu filho insistiu em ganhar pode não ser o indicado. Vejaporquê.
2) Saiba porque somos a maior empresa de mudanças do Brasil.
3)
Por que 40% dos passageiros têm pavor de voar?
4) A clonagem de árvores faz a produção aumentar, porque as mudas mantêm as características da planta doadora.
5) É fácil entender o porquê da estreita relação entre o destino das línguas e o destino das culturas.
As expressões destacadas estão corretamente usadas em:
a) 3 e 4 apenas
b) 1,2,3,4 e 5
c) 3,4, e 5 apenas
d) 1, 4 e 5 apenas
e) 2,3 e 4 apenas
3 – (UFRRJ)
Esparadrapo
Há palavras que parecem exatamente oque querem dizer. “Esparadrapo”, por exemplo. Quem quebrou a cara ficamesmo com cara de esparadrapo. No entanto, há outras, aliás de nobresentido, que parecem estar insinuando outra coisa. Por exemplo,“incunábulo* “.
QUINTANA, Mário. Da preguiça como método de trabalho. Rio de Janeiro, Globo. 1987. p. 83.
*Incunábulo: [do lat. Incunabulu; berço]. Adj. 1- Diz-se do livro impresso até o ano de 1500./ S.m. 2 – Começo, origem.
A locução “No entanto” tem importante papel na estrutura do texto. Sua função resume-se em
a) ligar duas orações que querem dizer exatamente a mesma coisa.
b) separar acontecimentos que se sucedem cronologicamente.
c) ligar duas observações contrárias acerca do mesmo assunto.
d) apresentar uma alternativa para a primeira idéia expressa.
e) introduzir uma conclusão após os argumentos apresentados
Respostas:
1-B 2-C 3-C
Se eu uso o termo alma semântica, o que isso quer dizer?
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