sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Língua Portuguesa: Semântica

Definição: Semântica é a ciência que estuda a significação de palavras e sentenças.

Vídeo Complementar:

Anotações:

  • Polissemia: é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.
  • Sinonímia: palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. 
  • Antonímia: palavras de sentidos contrários entre si.
  • Ambiguidade: duplicidade de sentidos que pode haver em um enunciado ou em um texto, verbal ou não verbal.
  • Hiponímia e hiperonímia: palavras pertencentes a um mesmo campo semântico, sendo hiponímia uma palavra de sentido mais específico (exemplo: labrador) e a hiperonímia uma palavra de sentido mais genérico (ex: cão).
  • Homonímia: palavras que se pronunciam da mesma forma, mas têm diferentes sentidos. Exemplo: são (santo), são (sadio) e são (verbo ser).
  • Paronímia: palavras que apresentam certa semelhança de grafia e pronúncia, mas que têm significados diferentes. Exemplo: ratificar e retificar.
  • Denotação: sentido literal, original da palavra.
  • Conotação: sentidos derivados da palavra.

Questões:



1 – (UCSAL) TEXTO

Quando saí de casa, o velho José Paulino me disse:

Não vá perder o seu tempo. Estude, que não se arrepende.

Eu não sabia nada. Levava para ocolégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma maisvelha do que o meu corpo. Aquele Sérgio, de Raul Pompéia, entrava nointernato de cabelos grandes e com uma alma de anjo cheirando avirgindade. Eu não: era sabendo de tudo, era adiantado nos anos, que iaatravessar as portas do meu colégio.

Menino perdido, menino de engenho.

José Lins do Rego – Menino de Engenho, Ed. Moderna Ltda., São Paulo, 1983.


No texto, o verbo cheirar tem significado de:

a) agradar.

b) parecer.

c) enfeitiçar.

d) indagar.

e) bisbilhotar.


2 – (UFPE) Observe:

1) A mochila ideal: o modelo que seu filho insistiu em ganhar pode não ser o indicado. Vejaporquê.

2) Saiba porque somos a maior empresa de mudanças do Brasil.

3)
Por que 40% dos passageiros têm pavor de voar?

4) A clonagem de árvores faz a produção aumentar, porque as mudas mantêm as características da planta doadora.

5) É fácil entender o porquê da estreita relação entre o destino das línguas e o destino das culturas.

As expressões destacadas estão corretamente usadas em:

a) 3 e 4 apenas

b) 1,2,3,4 e 5

c) 3,4, e 5 apenas

d) 1, 4 e 5 apenas

e) 2,3 e 4 apenas




3 – (UFRRJ)
Esparadrapo

Há palavras que parecem exatamente oque querem dizer. “Esparadrapo”, por exemplo. Quem quebrou a cara ficamesmo com cara de esparadrapo. No entanto, há outras, aliás de nobresentido, que parecem estar insinuando outra coisa. Por exemplo,“incunábulo* “.

QUINTANA, Mário. Da preguiça como método de trabalho. Rio de Janeiro, Globo. 1987. p. 83.


*Incunábulo: [do lat. Incunabulu; berço]. Adj. 1- Diz-se do livro impresso até o ano de 1500./ S.m. 2 – Começo, origem.




A locução “No entanto” tem importante papel na estrutura do texto. Sua função resume-se em

a) ligar duas orações que querem dizer exatamente a mesma coisa.

b) separar acontecimentos que se sucedem cronologicamente.

c) ligar duas observações contrárias acerca do mesmo assunto.

d) apresentar uma alternativa para a primeira idéia expressa.

e) introduzir uma conclusão após os argumentos apresentados

Respostas:

1-B 2-C 3-C

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